28 de janeiro de 2007

Leviatã - o animal

No livro de Job, o Leviatã é mencionado conjuntamente com outros animais que são, claramente, mundanos, tais como cabras, águias e falcões, facto que levou muitos estudiosos a considerá-lo como um animal terrestre. O animal que é mais vezes proposto como Leviatã é o crocodilo do Nilo.

Tal como o Leviatã, o crocodilo do Nilo é aquático, escamoso e possui dentes afiados. Em Job 4 diz-se, acerca do Leviatã:

«És capaz de pescar o Leviatã com anzol e amarrar-lhe a língua com uma corda? És capaz de lhe furar as narinas com junco e perfurar-lhe a mandíbula com gancho? Será que ele viria ter contigo com muitas súplicas ou te falaria com ternura? Será que faria uma aliança contigo, para fazeres dele o teu criado perpétuo? Brincarás com ele como se fosse um pássaro, ou amarrá-lo-ás para as tuas filhas? Será que os pescadores o negociarão, ou os negociantes o dividirão entre si? Poderás crivar a sua pele com dardos ou a cabeça com arpão de pesca? Experimenta colocar as mãos em cima dele: lembrar-te-ás da luta, e nunca mais repetirás isso!«Vê! Diante dele, toda a segurança é apenas ilusão, pois basta alguém vê-lo para ficar com medo. Ninguém é tão corajoso que o provoque. Quem poderia enfrentá-lo cara a cara? Quem se atreveu a desafiá-lo, e saiu ileso? Ninguém debaixo de todo o céu.

«Não deixarei de descrever os seus membros, e a sua força incomparável. Quem lhe abriu a couraça e penetrou pela sua dupla armadura? Quem abriu as duas portas da sua boca, rodeadas de dentes terríveis? As suas costas são fileiras de escudos, estreitamente ligados; são tão unidos uns com os outros, que nem o ar passa entre eles; cada um é tão ligado com o outro, que ficam travados e não se podem separar. Os seus espirros lançam faíscas, e os seus olhos são como a cor rosa da aurora. Da sua boca irrompem tochas acesas e saltam centelhas de fogo. Das suas narinas jorra fumo, como de caldeira que ferve ao fogo. O seu bafo queima como brasa, e a sua boca lança chamas. No seu pescoço reside a força, e diante dele dança o terror. Os músculos do seu corpo são compactos, sólidos e imóveis. O seu coração é duro como rochae sólido como pedra de moinho. Quando ele se ergue, os heróis tremem e fogem apavorados. A espada que o atinge não penetra, nem a lança, nem o dardo, nem o arpão. Para ele o ferro é como palha, e o bronze como madeira podre. A flecha não o afuguenta, e as pedras da funda transformam-se em palha para ele. A maça é para ele como estopa, e ele zomba dos dardos que assobiam. O seu ventre, coberto de escamas pontiagudas, é uma grade de ferro que se arrasta sobre o lodo. Ele faz ferver o fundo do mar como caldeira, e a água fumegar como vasilha quente cheia de unguentos. Atrás de si deixa uma esteira brilhante, e a água parece cabeleira branca. Na terra ninguém se iguala a ele, pois foi criado para não ter medo. Ele confronta-se com os seres mais altivos, e é o rei das feras soberbas.»

Alguns autores, comparam os olhos do Leviatã aos do crocodilo, que saem da água antes do resto da cabeça, invocando a imagem da aurora. Quanto à parte do Leviatã respirar fogo, já há maior dificuldade de conciliação com o crocodilo. Há outras passagens bíblicas, nas quais se afirma que o Leviatã tem múltiplas cabeças, o que também não concorda com o crocodilo.

Outros autores sugerem que o Leviatã é uma descrição hiperbólica de uma baleia. Esta perspectiva enfrenta alguma dificuldade, uma vez que o povo judeu do Próximo Oriente não teria tido, em princípio, qualquer contacto com baleia, naquela região. No entanto, foi muito alimentada por Herman Melville, na sua obra «Moby Dick», bem como por outras ficções, como «Pinóquio», de acordo com a qual o próprio Pinóquio teria sido engolido por um cachalote. No entanto, a tradução correcta seria «tubarão» e não baleia...

Outras teorias, muitas vezes citadas pela criptozoologia e ciência da criação, dizem que o Leviatã era um réptil aquático, tal como o Plesiosaurus, nomeadamente o Parasaurolophus.


Sem comentários: