9 de fevereiro de 2008

2.º TESTE DO CLP - 2008



Quantos erros existem no seguinte texto?

O grupo tinha combinado dar um passeio à Serra de São Lucas, mas, quando sairão da escola, estava um nevoeiro serrado. Avançaram pé ante pé, mas ninguém via mais de um palmo diante do nariz e Miguel teve receio de prosseguir. Voltou-se para traz e ordenou aos amigos:
– Ninguém dá mais um paço! Se continuar-mos por estes serros pedregosos, tenho medo do que nos poça acontecer.
– Vocês não me digam que estão com medo! Nem parecem verdadeiros montanhistas – disse o Vasco, que era dos mais afoitos e já tinha partido a cabeça três vezes. Finalmente, falou o chefe do grupo, que se chamava Tomas:
– Podemos seguir, mas com toda a cautela. Até aqui tudo correu bem, mas se não tivéssemos unidos, poder-nos-ia ter sucedido uma desgraça…

A. 7
B. 8
C. 9
D. 10
E. 11

1
1. O verso de Camões «É um contentamento descontente» contém
A. um hipérbato
B. uma ironia
C. um paradoxo
D. um eufemismo

2
2. Qual das seguintes frases está correcta?
A. Há que ser realista.
B. Houveram foguetes e champanhe.
C. Há de fazer-se uma grande festa.
D. Haviam dezassete homens na mina.
E. À duas horas que espero por ti.

3
3. Qual destas afirmações é falsa?
A. As frases disjuntivas aparecem em alternativa.
B. As frases coordenadas copulativas adicionam-se uma à outra.
C. As frases conclusivas apresentam-se em alternativa.
D. As frases adversativas opõem-se uma à outra.

4
4. Na frase «O carro do meu pai é o mais rápido do bairro.», qual é o grau do adjectivo?
A. comparativo de superioridade
B. superlativo relativo de superioridade
C. superlativo absoluto analítico
D. superlativo absoluto sintético

5
5. «Cumprimento» e «comprimento» são palavras
A. homónimas
B. homófonas
C. parónimas
D. homógrafas

6
6. Qual dos seguintes nomes gentílicos não é o de um natural de Trás-os-Montes?
A. Transmontano
B. Trás-montano
C. Trasmontano

7
7. Como classifica, quanto à forma, a frase «Os calceteiros é que reparam o pavimento.»?
A. negativa
B. passiva
C. enfática

8
8. O que significa o adjectivo «divicioso»?
A. rico
B. vicioso
C. divisionista
D. contrário a tudo

9
9. Na frase «A mim, ninguém me cala.», como classifica, quanto à função sintáctica, «a mim»?
A. complemento objecto indirecto
B. complemento objecto directo pleonástico
C. sujeito

10
10. Que recurso estilístico se encontra na frase «Uma lágrima espreitou-me um instante os olhos, e recolheu-se depois, surpreendida.»?
A. assíndeto
B. personificação
C. alegoria
D. aliteração

11
11. Na frase «Pelas serras foi dado o brado de alerta aos camponeses.», classifique, quanto à função na oração, «pelas serras».
A. complemento agente da passiva
B. complemento circunstancial de lugar por onde
C. complemento objecto indirecto
D. complemento circunstancial de meio

12
12. Indique o sujeito da frase «Fadista era o nome do cão do velho.»
A. fadista
B. o nome do cão do velho
C. o velho
D. o cão do velho

13
13. Apenas um infinitivo está correctamente escrito. Qual?
A. catequisar
B. sizar
C. afreguezar
D. sintetisar
E. analisar
F. hemodializar

14
14. Qual é a frase correcta?
A. Não é seguro que eles viagem de comboio.
B. Os pintos nascem com uma penujem muito suave.
C. Era o pagem mais jovem da corte.
D. O carro é demasiado grande para a garagem da casa.

15
15. A consoante «t» considera-se
A. oclusiva surda linguodental
B. oclusiva sonora linguodental
C. fricativa lateral
D. constritiva alveolar
E. constritiva palatal

16
16. A «hebelogia» estuda
A. a filosofia e a religião judaicas
B. as línguas mortas
C. as úlceras
D. a adolescência
E. as aves canoras
F. as perturbações da fala

Quantos erros existem no seguinte texto?

Perante os sérios desafios que se colocam a Portugal no conserto das nações, torna-se essencial que mantenha-mos a nossa héctica democrática, respeitando o contracto que celebrámos com os eleitores. Sabemos como é difícil combater a crise que graça pelas instituições, tanto a nível domestico como na sena internacional, mas não podemos ser sépticos, caindo na descrença ou no cinismo. Por tanto, embora o futuro se apresente inserto e a Europa não vá de vento em poupa, temos de cementar os lassos com os nossos parceiros europeus, para que não hajam problemas. Assim, tudo se resolverá a contento das expirações mais profundas do povo português.

A. 12
B. 13
C. 14
D. 15
E. 16

17
17. Qual é o recurso estilístico presente na frase «Estala-se-me o coração de tanta guerra.»?
A. animismo
B. hipérbole
C. polissíndeto
D. personificação

18
18. Qual a frase correcta, segundo a norma de Portugal e não segundo alguns exemplos literários?
A. Ela foi uma das que sobressaíram no grupo de trabalho.
B. O António foi um dos que caiu no erro.
C. Não sou eu quem digo isso.
D. Somos nós que compreendem a tua posição.

19
19. Qual é o superlativo absoluto sintético de «sagrado»?
A. sagradíssimo
B. sacratíssimo
C. muitíssimo sagrado
D. sacrérrimo

20
20. Indique qual a frase correcta.
A. Ele recordou-se de que estivera naquele restaurante em Dezembro passado.
B. Ele recordava de que em Roma o trânsito era difícil.
C. Haviam muitos civis feridos naquela manhã, em Beirute.
D. As milhares de vítimas são recordadas pelas famílias todos os anos.

21
21. O verbo «saraivar» é
A. abundante
B. depoente
C. impessoal

22
22. Na frase «És um dos raros homens que têm o mundo nas mãos.», a oração «que têm o mundo nas mãos» classifica-se como
A. subordinada adversativa concessiva
B. subordinada adjectiva explicativa
C. subordinada adjectiva restritiva
D. subordinada adverbial consecutiva
E. subordinada substantiva apositiva

23
23. A «egofagia» designa o hábito de
A. roer as unhas
B. comer partes do próprio corpo
C. comer carne de cabra
D. comer seres humanos
E. comer ovos crus

24
24. A palavra «alga» é de origem
A. alemã
B. latina
C. fenícia
D. árabe

1 191 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   601 – 800 de 1191   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

Nothing,
não concordo com o que diz

"Não sigas!" ou "Ninguém siga" é o mesmo.

Não sigas! é imperativo. Ninguém siga é um tipo de frase que presume intuitivamente um QUE antes, ficando "Que ninguém siga" - aqui estamos perante o presente do conjuntivo. O que temos estado a fazer é confundir o imperativo com o presente do conjuntivo, que na gramática oficial:

(474)

"Cumpre distinguir das correspondentes do Imperativo certas formas do presente do conjuntivo empregadas sem a anteposição do QUE.
O Imperativo, neste caso, expressa uma ordem ou exortação; o conjuntivo um desejo ou anelo. Assim:

Caiam de bruços! (imperativo)

Caiam sobre vós as bençãos divinas (conjuntivo)."

Ora, não estaremos perante este último caso? Não será que a personagem do texto está apenas a desejar que ninguém vá, isto é, a ordenar de forma ténue!

É que é diferente dizer:

"Não dêem mais um passo!" (imperativo, rude, cru, seco)
e
"Que ninguém dê mais um passo!" (presente do conjuntivo, que pode também dar a ideia de ordem ou proibição - gramática pag 465)
... que equivale a:
"Ninguém dá mais um passo!" (presente do indicativo, que pode também transmitir a ideia de imperativo, atenuando a sua rudeza - gramática página 477)

Bem, mas estou com sono, boa noite!!;)

isa disse...

Dica para a 17 http://www.educacao.te.pt/jovem/index.jsp?p=117&idArtigo=5339

Nothing more than me disse...

Hum... Entendi, Y! Sim, faz algum sentido. Ainda assim, eu distingo o "Caiam sobre nós (...)!" (à imagem do teu exemplo) do imperativo, porque aqui não há a intenção de levar um outro a agir de acordo com a nossa vontade (através de ordem, conselho ou pedido), como há em:

Não dês!
Não dêem!
Ninguém faça!

E como também há em "Ninguém dá!", pois que continua a manter todo o seu valor de imperativo, apesar de estar a usar um verbo do presente do indicativo, quando, na sua forma pura, usa o conjuntivo.

Mas... Boa noite! :-)

isa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Wallace Costa disse...

Bom dia gigantes. Já vi que a questão do 1º texto vai fazer correr muita tinta, quando surgir a correcção. Quem tiver certo não move uma palha e quem tiver mal tem razões fundamentadas para solicitar a revisão!

No meu caso, após algumas pesquisas e pelo que já li aqui, curei-me, aparentemente, da minha "duvidite aguda", ficando apenas uma levezinha "duvidite", facilmente tratável com 200g de boa disposição e um comprimido ;-)

Vou fazer o meu teste e vou colocar 10 erros no 1º texto e 15 no 2º!

O Gigante Egoísta disse...

Nothing,

Diante e adiante significam ambos «na frente».

E, como vem atestado do Ciberdúvidas, existe a expressão coloquial «Não ver um palmo à frente do nariz»; o que vai dar ao mesmo.

No texto a expressão usada também não é exactamente a mesma: «ninguém via mais de um palmo diante do nariz».

Penso que estas cambiantes fazem parte das expressões coloquiais e não constituem erro, desde que gramaticalmente estejam bem empregues.

A.

O Gigante Egoísta disse...

Nothing,

Diante e adiante significam ambos «na frente».

E, como vem atestado do Ciberdúvidas, existe a expressão coloquial «Não ver um palmo à frente do nariz»; o que vai dar ao mesmo.

No texto a expressão usada também não é exactamente a mesma: «ninguém via mais de um palmo diante do nariz».

Penso que estas cambiantes fazem parte das expressões coloquiais e não constituem erro, desde que gramaticalmente estejam bem empregues.

A.

F. Correia disse...

1 - concordo com o antinoo relativamente ao "diante
2- A "Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
Portaria n.º 1488/2004" diz o seguinte, quanto às frases imperativas:
"Frase que corresponde à expressão de uma ordem ou pedido do falante e tem o verbo no modo imperativo, conjuntivo, indicativo ou em formas do gerúndio ou infinitivo.
e ainda:
Uma frase imperativa afirmativa exprime uma ordem de sentido positivo e distingue-se de uma imperativa negativa pela ausência de um elemento que enuncie polaridade negativa, como POR EXEMPLO, o advérbio de negação."

Assim, reforço a minha intenção de não considerar erro "Dá".

Anónimo disse...

Bom diaaaaa!
Sendo assim voltamos aos 9 erros no primeiro texto? :D

Vingador disse...

Pronto, eu já me decidi!
Serão 11 erros no primeiro texto.
Não me peçam a lista dos erros, nem justificações bem fundamentadas; é apenas a minha intuição. Funcionou bem nos outros anos, também há-de funcionar bem neste.
E vou enviar as minhas respostas ainda hoje, que é para não poder mudar. E também para não dar mais cabo da minha cabeça.
A bem deste grupo, espero estar enganado.

Miguel disse...

Pronto, já está. Já enviei, já recebi a confirmação de entrega. Tal como o Vingador, segui a intuição mas só vejo (ou só ela vê) 9 erros no primeiro texto. Vejamos o que pensa a CTC. Depois do prazo de entrega podemos voltar a ter uns dias de paz linguística - o momento ideal para os bombardeios culinários ou para o saudável intercâmbio de poesias das Doce. Um bom dia para todos vocês.

PP disse...

Amigos gigantes, lamentavelmente hoje não poderei colaborar no habitual e profícuo brainstorming. Doi-me o corpinho todo, até me doiem as cabeças dos dedos.Vou-me deitar. Até logo ou até amanhã e boa sorte a todos e a todos uma boa sorte...

João Wallace Costa disse...

vingador e miguel, concordo plenamente convosco. Também já fiz o teste e já recebi a confirmação da entrega. E se o vingador apostou em 11 e o miguel em 9, eu então apostei em 10 :-). Quem terá razão? Se calhar, com todas as justificações plausíveis, e tão bem fundamentadas aqui, temos todos razão!

Musicologo disse...

As discussões nestes últimos dois dias têm sido basicamente redundantes, sempre à volta do mesmo. Como tinha dito atrás, para mim, o teste estava resolvido.

Por isso, para o bem ou para o mal, e para não me ralar mais com isso, submeti-o hoje. Como no meio é que está a virtude, decidi fazer como o Abençoado e o João pedro e submeti 10 erros no primeiro texto. Podem ser 9 também, dependendo do dê/dá, e já percebi que a argumentação a favor de uma ou de outra pode ser necessária e pode não ser suficiente.

A interpretação da frase "O imperativo negativo é suprido INTEGRALMENTE pelo conjuntivo" foi a razão mais forte para ter optado pelos 10 erros, mas a CTC pode sempre argumentar que no estatuto de excepção de substituição do imperativo pelo presente, nada se diz contra o imperativo negativo. E não há exemplos contra ou a favor nesse sentido e que já está em uso corrente na língua. É dúbio demais, pelo que qualquer dos argumentos poderá vingar assim eles o queiram.

Os dados estão lançados.

Cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

Pois eu releio-vos e vejo apenas uma coisa relativamente ao Imperativo:

As frases no presente do indicativo são declarativas, logo, não podem ser imperativas (estejam elas sobre a forma afirmativa o negativa)...

Há confusões entre a conjugação perifrástica (haver de, ter de, andar a...)e o imperativo...

Reza a suprema gramática que o imperativo se forma em frases negativas com o presente do conjuntivo.

Como a maioria dos falantes, acabamos de provar que nos desviamos desta norma, colocando os verbos no presente do indicativo em vez conjuntivo... Isto é, apenas provamos que nos desviamos da regra... E um desvio não é regra.
Logo, vou considerar que há erro na frase "Ninguém dá mais um passo." (Frase declarativa, formalmente... o seu eventual valor imperativo deriva não da sua construção pura, mas do contexto textual - ele ordenou-... o que nos confundiu...)

Sobre sucedido, não tenho dúvidas. É particípio passado, está na 3.ª pessoa e o sujeito encontra-se posposto... respeitando a regra.


Sobre "diante" ou "adiante", é irrelevante o uso deste ou daquele. Ambos são possíveis, na acepção de "à frente"...

Conclusão:
Dez erros no primeiro texto e 15 no segundo! (A minha modesta opinião..., obviamente)

Anónimo disse...

Bem,já há tantas divergências! 9 erros, 10, 11! meu deus! Estava na esperança de enviarmos todos a mesma resposta,mas vai haver grandes discrepâncias...

Cristina,
quando diz
As frases no presente do indicativo são declarativas, logo, não podem ser imperativas (estejam elas sobre a forma afirmativa o negativa)(...)Reza a suprema gramática que o imperativo se forma em frases negativas com o presente do conjuntivo.

não se está a esquecer dos SUBSTITUTOS DO IMPERATIVO (477):

com o presente atenuamos a rudeza da forma imperativa(...)

Bem,mas isto está realmente a ser redundante de mais. Eu ainda não resolvi se vou pelos 9 ou pelos 10 erros, não pelo imperativo, mas sim pelos serros/cerros! Essa ainda não me saiu da cabeça!

Cristina disse...

Boa, Vingador!

"partir à cabeça" - no sentido de "ir à frente"... poderia ser erro, mas não é...

ele partiu a cabeça (ele partiu a sua cabeça) porque a rachou, é um menino afoito...

afoito, destemido... poderia ter ido à frente!!! poderia estar à cabeça!!!

BERBICACHO DE ÚLTIMA HORA...

Adorei!

Mas ambas são possíveis, logo... deixo ficar o que está... os erros têm de ser identificáveis ( e este não o-é)...

Parece-me...

Cristina disse...

Não, não me estou a esquecer os substitutos...

Anónimo disse...

Acho que envio o teste e a seguir corto os pulsos lol

Cristina disse...

Não esqueci os substitutos. Apenas não os encontrei legitimados em nenhuma gramática quando a frase de tipo imperativo está na forma negativa. A única coisa que encontro legitimada em frases negativas e imperativas é o presente do conjuntivo. E por isso, esta é a minha aposta!

Heheeheh, depois de cortares os pulsos, manda um “comment” a avisar que o fizeste mesmo! Eu também vou cortar os meus depois de submeter o teste

Cristina disse...

Ressalva:
Nem todas as frases no presente do indicativo são declarativas, obviamente. Referia-me a algumas que nos serviram de base para estudar e/ou fundamentar se a presença do presente do indicativo podia substituir o imperativo, e isto, nas frases negativas.

O Gigante Egoísta disse...

Cristina,

«Não matarás!» está na gramática de CC/LC como exemplo de substituto do imperativo negativo pelo futuro do indicativo. Se o futuro do indicativo pode atenuar o imperativo substituindo-o, porque não há-de poder o presente do indicativo?

E o que dizer de, «Não fumar!», na mesma página? Um imperativo negativo substituído por um infinitivo...

Segundo o «Dicionário sintáctico de verbos portugueses» de Winfried Busse, existe a forma «ter sucedido» na acepção de 'acontecer'. Dá-se como exemplo a frase «O que teria sucedido para que todos estivessem tão calados?»

Hoje já não preciso de torrada...

A.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Só mesmo para descontrair e cair na realidade dos erros comuns da Língua Portuguesa:

http://vitaminay.blogspot.com/2008/02/scotch-brit.html

eheh

Miguel disse...

Adorei o momento de descontracção. Estas coisas são mais ou menos comuns. Como tradutor tenho visto grandes horrores. Tanto que às vezes envio alguma mensagem à empresa explicando o erro encontrado e oferecendo-me desinteressadamente para o corrigir. Tive o meu maior sucesso com a Farinha 33 (a do atleta). A embalagem sugeria ao consumidor comer "pope" em alusão à papa. Como agradecimento a empresa ofereceu-me uma caixa de 24 embalagens do produto. Acho que deixarei Farinha 33 aos que me sucederem....

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

ahaha "pope" é muito bom!! grande erro!!

Olhem, encontrei no seguinte link dedicado ao Campeonato...

http://capeiaarraiana.wordpress.com/2008/02/10/campeonato-da-lingua-portuguesa-2/

...a seguinte afirmação:

Nos anos anteriores, a Comissão Téc.-Cient. afirmou que a utilização de maiúsculas ou minúsculas não deve ser considerada erro (o mesmo em relação a vírgulas). Acho que podemos supor que a regra se mantém, a menos que alguém lhes queira voltar a perguntar (mas depressa!)

Isto é verdade? Em anos anteriores a comissão disse isto? Se isto for verdade, "Serra" não será erro...

Alguém devia ligar para lá!

O Gigante Egoísta disse...

Tiago,

Não eras advogado de uma tese do tipo «O que apenas pode estar errado, não está conclusivamente errado e, por isso, não deve ser considerado erro.»?

Dentro desta linha, infringiste a regra ao aceitares um 10.º erro hipotético =P

O pior é que, dentro de tantos erros presuntivos já aqui estudados, algum pode, de facto, não ser assim tão presuntivo...

A.

Musicologo disse...

Antinoo,

O dilema é filosófico e mantenho o que disse. o Problema com o "dê/dá" é que é um paradoxo. É possível defender que é conclusivamente errado, utilizando comulativamente as duas teses: o imperativo PODE ser substituído pelo presente, MAS o imperativo negativo é integralmente suprido pelo conjuntivo. Lido assim, está provado que é um erro e de forma conclusiva.

Podes depois ler de outra forma que é, o imperativo negativo é suprido integralmente pelo conjuntivo MAS o imperativo em certos casos (positivo ou negativo não é especificado) pode ser substituído pelo presente. E lendo desta maneira está aberta a hipótese a não ser um erro.

O problema vem de que as duas condições iniciais não se encontram escritas nos mesmos livros, nem consecutivamente, pelo que não é possível aferir qual é a leitura correcta, é um caso por resolver, uma lacuna.

Assim, tenho de eu escolher forçosamente uma das interpretações possíveis das leis (isto extravasa claramente o texto), e escolhi a primeira leitura que diz que CONCLUSIVAMENTE é um erro.

E fiquei irritado porque objectivamente não há forma de saber se escolhi a leitura correcta, até porque creio não haver uma pelas fontes dadas.

Assim, o dilema não estava em saber se é conclusivamente um erro ou não, mas sim em decidir que interpretação fazer de uma lei. E aqui mandou o bom senso. Havia mais pessoas a dizer 10, e havia "resquícios de outros possíveis erro". Foi isso que pesou na minha decisão de optar por 10 - se eu estiver errado tb estará o Abençoado, o joão, a cristina, etc... não me sentirei tão só...!!

João Wallace Costa disse...

musicologo diz:

«Foi isso que pesou na minha decisão de optar por 10 - se eu estiver errado tb estará o Abençoado, o joão, a cristina, etc... não me sentirei tão só...!!

Este é o verdadeiro espírito. Se estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros, também se aplica depois ao confortarmo-nos na hora do possível erro :-)

elianosantos disse...

Boa tarde, gigantes!

Ainda estou indeciso entre 9 e 10 por causa do imperativo..., mas penso que vou optar pelos 9...
Não posso falhar! =/


PS: Penso que a CTC vai optar pelos 8 erros básicos! ^^, mas serra temos provas!

Quem vai por 9? Se for só eu também não ponho... =P

Anónimo disse...

Eитү, eu provavelmente também vou colocar 9 erros, não estás só =P

elianosantos disse...

Eih! Não estou só! ^^

Voyager disse...

O Y veio completar a minha hipótese sobre o "ninguém", confirmando de certa forma que a frase se trata de uma "excepção" ao Imperativo Negativo. Só veio ajudar mais na minha vontade de não assinalar como erro.

Quanto aos restantes erros, tenho os 8 base + "Serra" + "serros".
A probabilidade de 1 deles ser realmente erro é maior do que a de serem ambos erros. Sendo assim, e apesar de me sentir a jogar na lotaria, vou apostar pelos 9 erros.

elianosantos disse...

No meio é que está a virtude! ^^

No teste passado não resultou... -.-'

Nothing more than me disse...

Alô, camaradas! :-)

JPC (8:48 e 1:47) - Porquê 10?

Antinoo (9:45) - Concordo contigo no geral, ou seja, para mim "dianteE ou "adiante" vai dar no mesmo. Apenas que aquela resposta do ciberdúvidas, a distinguir as expressões inteiras do palmo à frente do nariz, como tendo sentidos tão diferentes, me deixou de pé atrás. Porque será que escreveram aquilo? Vi ali marosca, pronto.

F. Correia (11:26) - Certíssimo! Também já fiz o luto a esse episódio do imperativo. Se se pode fazer com o afirmativo e não é proibido com o negativo, então vale!

Vingador (12:58) - E lá foi o menino para o "à cabeça", está-se mesmo a ver. Espero que a não partas! ;-)

Dona (1:41) - Sinceras melhoras!

Musicólogo (2:02) - Mas essa frase não quer dizer isso. Quer dizer que, ao contrário do que acontece nas segundas pessoas do imperativo afirmativo ("faz" / "dá"), no imperativo negativo todas elas são satisfeitas com o conjuntivo ("não faças" / não "dês"). Para lá desta regra básica, é que surgem as excepções e as substituições possíveis. Quais redundante!?! :-)

Cris (2:37) - Como sei muito bem que sabes muito bem que há frases com outros tempos que não o conjuntivo e, ainda assim, com valor de imperativo (Y, 2:45), fico descansada quanto à tua decisão, embora a minha seja inversa. Sim, que ele ordenou; logo, não deveria haver a preocupação de atenuar a imperatividade. Mas ele fê-lo - enquanto líder - para um grupo de amigos, e a esses tentamos não susceptibilizar. Olha, seja! :-)

Antinoo (3:45) - 100%!

Y (4:20) - Em anos anteriores, a CTC fez muita [!] - com minúsculas ou maiúsculas, como preferirem!

Musicólogo (5:23) - Quantos resquícios de erros prováveis serão precisos para dar mais um erro? ;-)

Ainda não me sinto preparada para largar a âncora. Estou numa de 9/15 erros, mas preciso parar e varrer os lixos do pensamento antes disso!

Boa sorte! :-)))

Nothing more than me disse...

MENSAGEM DA CRISTINA

(Que não está a conseguir colocar comentários aqui):


Caros Gigantes,

Encontrei este achado cá por casa, abandonado, sozinho. Se o tivesse consultado antes, ter-me-ia poupado muitas deambulações mentais acerca da frase “Ninguém dá mais um passo.” Depois das dúvidas que me surgiram sobre os tipos de frases, fiquei esclarecidíssima com a leitura desta gramática. Afirmava eu, em comentários anteriores, que ia considerar errada a frase “Ninguém dá mais um passo.” Mas agora, à luz de novos conhecimentos, que convosco partilho, volto atrás na minha decisão. Considerarei (e para sempre, agora!) a frase como estando correcta! Pois se o imperativo (negativo) é suprido com o Conjuntivo, não deixa de ser menos verdade a utilização do Presente do Indicativo (embora, este, infelizmente, se ainda não encontre legitimado na gramática de referência, pelos visto…)
Vou alterar e apontar 9 erros no primeiro texto.


Ora leiam com atenção, por favor:


Tipos de frase
Longinquamente baseada na lógica das modalidades, a designação de “tipos de frase” tornou-se mais visível com os trabalhos do linguista norte-americano Noam Chomsky, no contexto da gramática generativa, tendo-se chegado, assim, a uns poucos tipos de frase:
- declarativo ou assertivo: Maria vai à fonte.
- interrogativo: Matilde vai à fonte?
- imperativo: Matilde, vai à fonte.
incluindo, alguns, um quarto tipo:
- exclamativo: Matilde vai à fonte!

Estes tipos de frase são considerados obrigatórios, o que significa que, em cada uma, encontramos um tipo e só um : uma frase não pode, ao mesmo tempo, declarar e perguntar, ou perguntar e dar uma ordem. Quando parece haver sobreposição [Ex.: E se te calasses? – aqui sob a aparência de uma pergunta, o que se faz é dar uma ordem], essa é interpretada como uma manifestação “de superfície”, pois o que releva, nesta análise, é a intenção profunda de quem enuncia.
Estes quatro tipos de frase são, pois, digamos assim, as colunas sobre as quais repousa todo o edifício linguístico. Com efeito, com uma mesma sequência de palavras, variando a entoação e as pausas (código oral) e modificando a pontuação (código escrito), podemos fazer uma declaração, fazer uma pergunta, dar uma ordem ou manifestar espanto.


O tipo imperativo ou injuntivo
Associado a um apelo, a uma injunção (isto é, a uma intimação, a uma ordem, cujo espectro semântico vai da simples sugestão e da humilde oração à ordem seca, determinada, fulminante) apresenta como principal marca morfo-sintáctica o uso do modo imperativo (e a ausência de sujeito, quando o verbo está neste modo); tem uma entoação descendente e, segunda a semântica da ordem, termina, na escrita, num ponto final ou num ponto de exclamação. Mas, na vida corrente, estas marcas aparecem “combinadas” com outras:

Cala-te! Cale-se! Caluda! Calou! Quer calar-se? E se se calasse? Calar-se-á de uma vez? “Tu” calas-te?

Como se vê, múltiplos são os mecanismos que permitem expressar este acto de linguagem.

A frase “Tens horas?” é aparentemente interrogativa, pois do ponto de vista pragmático é uma ordem. Ninguém espera uma resposta “sim” ou “não”, mas a informação horária. Esta frase é, pois, interpretada como sendo, de facto, uma frase imperativa.

In Gramática Pedagógica e Cultural da Língua Portuguesa, Edições Fluminem/Porto Editora, páginas 82 a 85

elianosantos disse...

Já respondi ao teste.. pus 9 erros.. vamos lá ver!

Nothing more than me disse...

Gostaria de acrescentar que tudo isso faz o maior dos sentidos para mim, agora consubstanciando o que era minha mera convicção.
Obrigada Cristina!


PS - Acrescenta a Cris, que espera poder publicar o mais brevemente possível e que deseja boa sorte a todos!

PS - Agora vai comprar a janta e eu vou fazer a minha (lol).

Bye-bye, inté jey!

Thétis disse...

Boa noite, Amigos!

Pelo que vejo, muitos já lançaram os dados...

Vou fazê-lo agora mesmo se o circuito não for abaixo!

O IMPERATIVO negativo revelou-se o grande Adamastor desta "viagem"...

Mantenho a mesma posição de ontem:

1º TEXTO: 9 ERROS
2º TEXTO: 15 ERROS (Com pouca confiança na frase "Ninguém dá mais um passo!", mas sem considerar erro.

Thétis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thétis disse...

P.S. BOA SORTE A TODOS!!!

Thétis disse...

Cristina, agora foste brilhante!

DEFINITIVAMENTE, MATÁMOS O GIGANTE!!!

GRACIAS!

elianosantos disse...

Grande Cristina! =D

Vingador disse...

Caros gigantes,

Venho comunicar-lhes que, na sequência de uma informação recebida há pouco tempo, decidi alterar a minha resposta no texto 1, de 11 para 10 erros.
Ao seguinte pedido de esclarecimento enviado à Comissão

Senhores,
Gostaria de saber se uma letra minúscula em vez de uma letra maiúscula numa determinada palavra pode ser considerado um erro.
É a primeira vez que participo, mas disseram-me que em anos anteriores uma tal situação não deveria ser considerada erro nos textos.
Poderiam esclarecer-me a esse respeito?
Muito obrigado.

a resposta recebida foi:

Caro Participante,
É verdade. Conforme verificará no texto da correcção do 2.º teste, considerar-se-ão correctas as duas «soluções» possíveis.
Cumprimentos,
A Comissão Técnico-científica

Uma vez que eles irão aceitar duas respostas certas, a dúvida que se coloca é, portanto, se serão 8 e 9, 9 e 10, ou 10 e 11. Apostar em 8 ou em 11 não compensa, portanto. Cabe-lhes decidir entre 9 e 10.

elianosantos disse...

Correcção:

Gigante Cristina! ^^

Cristina disse...

Obrigada, Vingador!! (7.40)

Obrigada, Thetis!! (7.24)

Obrigada, Antinoo!! (3.45)

Obrigada, Enty!!! (7.40)

Obrigada, sempre, Paula...

Obrigada a todos.

Nothing more than me disse...

Vão aceitar as duas respostas ou as duas situações? É que se aceitam ambas as situações, então quem assinalar como erro estará errado; se aceitam as duas correcções já não.

Está-se mesmo a ver que só percebera, que haviam feito asneira quando alguém os avisou! :-S

Desculpem, mas isto enerva-me!

Vou jantar mais. Prefiro engordar do que pensar mais nisto, lol

Cristina disse...

Se a maiúscula em "Serra" pode não ser considerada erro, fico com 8 erros no primeiro texto.

Será que a simplicidade da correcção é a nova armadilha da CTC?

Nothing more than me disse...

De nada, nunca, Cris! ;-)

No fundo, ali diz o que diz CC & LC: há outras situações com valor de imperativo!... Só que eles resumem muito o que dizem, e a gente cá precisa é de uma espécie de B+A=BA, de vez em quando. Especialmente, quando em causa estão excepções e outros preciosismos. Esse soube-me bem! :-)

Cristina disse...

Fogo!

Agora sou eu que estou com cara de ponto de interrogação.

Aponto para 8 erros?

(Agora, a dúvida já não é a correcção, mas a correcção da pontuação... Valha-me Deus!)

Cristina disse...

É verdade, Paula...

Aquilo está muito bem explicado nessa gramática, não é verdade?
E pensar que me tinha esquecido dela! Quanto ingratidão da dona!

Afinal, quais são os teus 9 erros no texto (sem contemplar o uso ou não da maiúscula na palvra serra...)??

Cristina disse...

hahahahhahahah...

O Vingador a dizer à CTC que é a primeira vez que participa!!! Hehehehe... Adorei! De morte!

Posso dizer isto por cá porque a CTC não tem acesso ao nosso blogue. Caso contrário, ficaria bem caladinha!

elianosantos disse...

Já tinha posto 9 erros. Não há volta a dar. Não sabia que não consideravam erro, portanto terão que compreender... Esta CTC..!! =/

Cristina disse...

Vou por 9 erros, ponto final.
Encerro aqui a questão.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Oh, fiquei espantado com a resposta da CTC! Não estava à espera de que aquilo que eu encontrei na net fosse verdade!

Sendo assim vou pelos 9 erros, e nunca pelos 10. E fico-me pelos 9, porque se se consideram ambas as soluções correctas, e tendo em conta os 8 erros mais do que certos, poderá haver outro erro, o que perfaz os 8 ou 9.

Enfim, decido-me por 9.

Nothing more than me disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nothing more than me disse...

Eu cá ainda não fiquei segura quanto ao "a nível" do 2º texto. Ainda se fosse "ao nível", eu ainda deixava passar, agora assim duplica o mau tom! Mas que raio de construção vem a ser esta? :-S

Nothing more than me disse...

Cris: os meus 9 erros são com a serra em minúscula, paciência. Não vou - porque não vou - abdicar de assinalar uma coisa que está bem claro que é erro, tenham paciência!


Já agora (e perdoem-me pelo facto de eu ser uma chata):

O GDLP é semi-enciclopédico, não é? E alguém se importaria de ver lá a minha questão do "a nível", please? Vingador, posso tomar a liberdade de te pedir este favor?

Mil gracias! :-)

elianosantos disse...

Para descontrair deixo aqui uns erros que uma pessoa que conheço escreveu:

Cães - caõens
Desligado - jiligado

OMG! =O

Nothing more than me disse...

Esperem aí... Mas, então, se a CTC considerará certas "duas soluções", isto quererá dizer que se, por ventura, a resposta que eles queriam como certa fosse "9 erros", por exemplo, eles aceitarão também a resposta "8 erros" ou também a "10 erros"? Não percebi. Mas já percebi que foram apanhados descalços, mais uma vez.

Nothing more than me disse...

Hum... Será "para cima", claro. Se eles não iam considerar erro, mas, assim sendo, decidem abrir essa hipótese, é porque "perdoarão" uma resposta "para mais". Donde, se os erros que era suposto ali haver fossem X, então aceitarão a resposta X, bem como X+1. OK!
Eu vou ficar no nove! Noves fora, nada! :-)

elianosantos disse...

Até amanhã, Gigantes! =)

Sinto que já não tenho o peso de responder ao CLP em cima! ^^ Vou dormir melhor! ^^

O Gigante Egoísta disse...

Nothing,

Também tenho o GDLP. A locução «a nível» não está contemplada na entrada «nível». A única parecida que se regista é «ao nível» com o significado de «à mesma altura».

Hoje estive na biblioteca da faculdade e vasculhei tudo o que encontrei.

No Vocabulário de Rebelo Gonçalves aparece:
- «Serra» como substantivo masculino significando «serra da Estrela». Assim mesmo, com minúscula na definição. No entanto, aparece também uma série de topónimos em que já se grafa Serra (com maiúscula)de tal e tal (Serra de Santo Anacleto, etc.). Portanto, como no texto é impossível deduzir se se trata da serra de São Lucas ou da Serra de São Lucas, ambas as respostas terão de ser aceites (ou seja, x e x+1, sendo x a hipótese que não considera erro em Serra de São Lucas).

No mesmo Vocabulário, não se encontra a locução «a nível», mas também aparece «ao nível».

Consultei várias obras de erros frequentes e nenhuma delas contempla «a nível».

Porém, o dicionário da Academia de Ciências contempla, na entrada «nível», diversas locuções desse tipo como «a nível internacional», «a nível interno [do país = a nível doméstico no nosso texto]», etc. Já se havia referido isto neste blogue, mas estou a relembrar.

Acontece também que, já em casos anteriores, as perguntas do campeonato foram feitas com base nesse dicionário, constituindo como que uma referência informal.

Acresce-se ainda que, não estando a locução atestada no dicionário, tal não implica que não exista, como também já se referiu aqui.

E ainda, a mesma locução não é contestada em nenhuma das referências (dicionário ou gramática). Temos apenas uma contestação no Ciberdúvidas que é equilibrada por uma atestação em sentido contrário, no mesmo site.

Em resumo:
1.º texto: 9 erros, de acordo com o raciocínio do Y.
2.º texto: 15 erros.

A.

Thétis disse...

Agora já não há nada a fazer... Já submeti o teste...
Mas que história é essa das maiúsculas e das minúsculas?? Não estou a perceber nada!

Vai considerar correcto Serra e serra? É isso?

Vai fazer o mesmo para nações e Nações?

O Gigante Egoísta disse...

Ó Nothing,

Tu tens de deixar de me ler os pensamentos, enquanto escrevo estes testamentos. Acabas sempre por te antecipar uns minutos, e usando expressões equivalentes. Endiabrada! =P

A.

Thétis disse...

Humm... isto está a tornar-se muito pantanoso...
Já agora, vão considerar também os serros e os cerros...

Nothing more than me disse...

Lol, Alex! ;-)

Mas nem te passa o que é que eu estava agora a pensar...! Enquanto formadora em áreas comportamentais, e sempre com o tema da comunicação à baila, lembrei-me do que se diz sobre os grupos, sua dinâmica e seus elementos. Claro que a doutrina diverge, mas o que é engraçado é que os grupos são, geralmente, constituídos por "um pouco de tudo": alguns indivíduos são melhores a abrir as possibilidades, dando ideias; outros a fechá-las, organizando-as (e aos primeiros); outros a manter o ambiente emocional do grupo; outros mais regrados, outros mais descontraídos; alguns mais calmos, outros menos; mais desconfiados, mais optimistas, enfim...

Olha, tem sido giro! :-)))

Thétis: não, miga! Em nações não havia erro a assinalar, de todo. Aqui, que há, pelos vistos a CTC vai permitir que ele não seja visto. Podes tapar os olhos! :-)

Thétis disse...

Pronto, então será 8 ou 9 (digo eu...)

Nothing more than me disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nothing more than me disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nothing more than me disse...

Antinoo (às vezes sai-me mais o nick, lol):

Que grande trabalheira que tu tiveste! :-) Mas olha que se o texto é sobre uns moços que sobem a um sítio com serros ou cerros perigosos, é porque se está a falar de uma serra, não te parece? Daí até um topónimo, vai mais de um palmo, pelo menos! :-P

Mas sim, que me convences a parar com isso do "a nível". Agradeço-te imenso as palavras, que talvez fossem o que me faltava para fazer o so called "teste da realidade": e 'tou a abusar, ao querer ver erro aí! :-S

'Bigada de novo, e um abraço p'ati,

Paula

PS - Amanhã mando o teste c/ 9/15.

Nothing more than me disse...

Se bem que se diz "a este" e "àquele" nível, pelo que, em bom rigor, deveria ser assim:

Àquele = a + aquele (ele = o);
a + o = ao. Logo, "ao nível"!

Mas isto já é estar como no velho caso:

"Cerro" - penacho, ponto alto, outeiro, elevação de terreno penhascoso, morro;

"Serro" - espinhaço; aresta de monte; cordilheira; cumeada.

... Uma coisa pode até, em dado momento, parecer-nos melhor que outra, mas o facto é que não é por aí!...

Unknown disse...

Para que fiquem completamente descansados em relação ao assunto "a nível doméstico", tomei a liberdade de copiar o artigo 1 do regulamento do Campeonato:

"Artº 1.º
Objectivos

O Jornal Expresso, o Jornal de Letras, a SIC e a SIC Notícias organizam, com o patrocínio exclusivo do Banco BPI, a quarta edição do Campeonato da Língua Portuguesa, com o objectivo de promover o bom uso da nossa língua pátria e o gosto na sua utilização correcta, quer a nível oral quer a nível escrito."

Até era engraçado que eles assinalassem 16 erros no segundo texto!

Unknown disse...

Como podem ver, mandei o inglês às urtigas!

Nothing more than me disse...

Eheheheh... Abençoado sejas! ;-)

Nothing more than me disse...

Eu cá já te tinha "ouvido" falar português, e bem, por sinal! :-)

Agora vou entrar em reclusão!

See U

isa disse...

Olá Gigantes!

Chegou a Net finalmente.

Uma avaria numa célula de distribuição, não sei se é o termo apropriado, deixou-se se TV cabo e Net, desde a anterior madrugada.

Vou ter muito para ler.

João Wallace Costa disse...

nothing, porquê 10? Pelas mesmas razões do musicologo... no meio é que está a virtude ;-)

Só agora tive oportunidade de vir aqui e vejo que muitos apostam em 9. Paciência se de facto estiver errado. Não há nada a fazer. E se estiver errado paciência. O que interessa é a participação, embora reconheça que este ano, a mínima resposta errada pode dar a exclusão da final, tal a quantidade de pessoas que acertaram tudo no 1º teste.
Neste 2º, apesar de pensar que o podiam fazer mais difícil, desconfiei da aparente facilidade do mesmo.
Penso que no último teste a Comissão vai ter de apertar com o pessoal, sob pena de ter de fazer muitos desempates. Mas isto sou eu a falar! ;-)

F. Correia disse...

Já respondi ao teste e assinalei 9 erros.
A CTC bem que tenta evitar questões conflituosas adicionando pormenores às perguntas, como o "POR ONDE" na 11 e o "não segundo alguns exemplos literários" da 18, mas não consegue deixar de meter o pé na argola!
Pontuação Máxima para Todos os Gigantes - os 9, os 10 e os 11 !!!
nota: a utilização de Maiúsculas é da minha exclusiva responsabilidade :)

Anónimo disse...

Não sei as respostas certas e como vai ser a nossa pontuação... mas PARABÉNS A NÓS!

E já agora: Feliz Dia dos Namorados,(com maiúscula para reforçar a ideia!) com ou sem namoro!!

Temos criado uma dinâmica de grupo fantástica... até já fazemos o Abençoado falar português!

O Gigante Egoísta disse...

Feliz Dia dos Namorados!

Adorei o tema de www.google.com, um casal de idosos.

Nothing, se «a nível está errado» porque é desaconselhado, então a própria palavra «nível» está errada, porque, segundo Rebelo Gonçalves também é desaconselhada: a forma mais correcta é «nivel», sem acento!

A.

Unknown disse...

Não percas mais tempo com esse assunto, Alexandre. Não leste a minha última mensagem?

PP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

Ufa! Que contentamento contente ter submetido o teste... Até o corpo relaxou!

Aos apaixonados, deixo este poema de Eugénio de Andrade:

Respiro o teu corpo

Respiro o teu corpo:
sabe a lua-de-água
ao amanhecer,
sabe a cal molhada,
sabe a luz mordida,
sabe a brisa nua,
ao sangue dos rios,
sabe a rosa louca,
ao cair da noite
sabe a pedra amarga,
sabe à minha boca.

PP disse...

Obrigado pela preocupação Nothing!
O casal de velhotes está o máximo Alex.


E agora partam a carola com os seguintes textos (sim são legíveis):
Aqui se demonstra como a perfeição pode não interessar. O nosso 'computador' resolve tudo.

O nosso cérebro é doido !!!
De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.


Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia correctamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Como gosto de pensar “outside the box”, aqui vão alguns dados sobre 14 de Fevereiro que não têm nada a ver com o dia dos namorados.

14 De Fevereiro é o 45º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 320 para acabar o ano (321 em anos bissextos) .

842 - Pronunciamentos do Juramentos de Estrasburgo: o primeiro documento em que se identifica indícios de haver uma língua francesa dissociada do latim.

1786 - Portugal proíbe a importação de meias de seda de cor

1946 - O primeiro computador inteiramente electrónico é introduzido na Universidade da Pensilvânia

1989 - O aiatola Khomeini, líder religioso iraniano, chama os muçulmanos do mundo inteiro para executar o escritor indo-britânico Salman Rushdie. O autor foi acusado de ofender o islamismo com seu livro Versos satânicos e ainda hoje foge da sentença.

1990 - É aprovado o Projecto de Ortografia Unificada da Língua Portuguesa.

Nothing more than me disse...

Também eu acabei por fazer, já em cima da hora, um pedido de esclarecimento sobre as maiúsculas/minúsculas, do tipo: "como é, conta ou não conta?". acontece que se enganaram, e em vez de fazerem "forward", fizeram "sent", e recebo eu isto:

António,

Mais um Concorrente que coloca questões…

RC


... Enfim! :-(

isa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PP disse...

Isa se calhar não tens ou inadvertidamente retiraste essa opção quando entras no blog.

PP disse...

Já agora, quais são as tuas questões?

O Gigante Egoísta disse...

Isa,

Não aconteceu nada. Não modifiquei nada no blogue. E, se mo estás a perguntar indirectamente, não te eliminei da lista de acessos.

Aliás, a partir de amanhã vou novamente abrir o GE a toda a gente, até à data do 3.º teste.

A partir daí, em princípio haverá ligeiras alterações no grupo que efectivamente tem acesso. Só não houve até agora, porque me pareceu desleal bloquear o acesso a alguém do grupo, antes de terminar o prazo de entrega. Como também não aceitei mais nenhum pedido, antes de terminar esse prazo: também seria desleal, para convosco.

Em princípio, talvez se substitua uma ou duas pessoas que não contribuiram para a nossa discussão.

Quando falo em contribuição para a discussão, não quero dizer meramente que tenham publicado comentários, mas refiro-me ao conteúdo desses comentários: positivo para a resolução das diversas questões, ou meramente neutro.

Aceitam-se sugestões para melhorar o GE (aqui ou para o meu e-mail: alexandre.extra@gamil.com)

Agora, venham de lá essas receitas!

A.

Nothing more than me disse...

Eheheheh, Isa, estiveste bem! :-)
Então, tu achas, melher?
Kais quê! Achega-te aqui, mas é!
Acabo de submeter o teste. É bom que as tuas questões não me façam praguejar! :-)))

Beijinhos.

O Gigante Egoísta disse...

*alexandre.extra@gmail.com

Nothing more than me disse...

Feliz dia de S. Valentim, doc!

:-P

PP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
isa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

Alexandre,

Receitas eu não mando mais nenhuma...


Estava antes a pensar mandar duas crónicas deliciosas, uma do Vasco Prazeres e outra do Eduardo Prado Coelho...

Deliciosas como as receitas, mas mais fáceis de fazer (entenda-se: digerir)!!!

Bem, devo confessar também que foi difícil parir este gigantone de teste, não é? Mas adorei!!!

SOMOS IMPARÁVEIS E TEMOS DE CONTINUAR ASSIM!!!

Parabéns a todos!

PP disse...

Isa não sei se ajuda...
As respostas que enviei:

Texto 1 – 10 erros (Serra ou serra? sairão, serrado, traz, dá ou dê? paço, continuar-mos, serros ou cerros? poça, Tomas, tivéssemos, sucedido?)

1.C, 2.A, 3.C, 4.B, 5.C, 6.B, 7.C, 8.A, 9.B, 10.B, 11.B, 12.B, 13.E, 14.D, 15.A, 16.D

Texto 2 – 15 erros.

17.B, 18.A, 19.B, 20.A, 21.C,
22.C, 23.C, 24.B

Cristina disse...

Paula!!!

Não acredito!!! É de mais essa resposta da CTC!!! Atáo, tone, olha aqui, mais uma gaija que ta pricupada com ma-úsculas!... (Agora, já se pode jabardar, não é?)


Dona,
Está melhor, mulher???
Ainda bem!! Que foi aquilo de ontem?...


Alexandre,
Naquela coisa que diz ser um blogue e que esta associada ao meu nome "nick" alcunha cognome, está gente a pedir o acesso ao teu blogue. Vai lá ver quem pede, quiçá sejam interessantes para o próximo teste! Obrigada!

PP disse...

Foi uma crise de coluna, coisa de velhotes! Obrigada por perguntares!

Musicologo disse...

Feliz dia de São Valentim!!

Depois de muito reflectir acabo de me arrepender de ter colocado o 10º erro.

Como o Antinoo chamou a atenção e bem, o meu lema era "só considerar erro aquilo que for conclusivamente provado como erro".

E de certa maneira sinto que fui incoerente. Porque nunca questão que não é possível provar, é como decidir "Deus existe", ponha uma cruzinha em sim ou não. E eu "tive medo" de ofender Deus.

A verdade é que não ficou provado para além de toda e qualquer dúvida que o imperativo fosse obrigatório.

E o meu próprio instinto ao ler a frase é que ela está correcta e é um estilismo perfeitamente aplicável na oralidade.

Não deveria ter ligado tanto o complicador. Agora já é tarde, para mim, mas se para alguém servir, a minha opinião é que o primeiro texto em 9 erros, sem sombra de dúvida e tudo o resto são liberdades da linguagem que podem efectivamente ser utilizadas.

Estou convencido que a CTC vai considerar como correctas as opções 8 e 9 erros, ou pouco provavelmente em 9 e 10 erros. A ser assim, a aposta em 9 erros é 100% segura.

Cristina disse...

Ui!

Isso deve ser terrível, Dona! Mas ainda bem que já está melhor!

P.S.:
Eu coloquei 9 erros no primeiro texto. Logo se verá o que contece!

isa disse...

Obrigada Dona,

Antão não foi dito pela CT que as minis e as máxis, não constituíam erro?

Os meus erros são 11.
Os ditos:
sairão, serrado, traz, diante, paço, continuar-mos,poça, Tomas, tivéssemos, sucedido e prosseguir.

Na 17, ainda balanço. A/B

Já não posso perder tempo.

PP disse...

Eu pensei que com tanta ponta solta 10 era um número redondinho!

isa disse...

O meu velhote cão, acabou de fazer um grandeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, xixi na cozinha.

Aiiiiiiiiiiiiiiii

PP disse...

Ó Isa olha que 11 são muitos!?

PP disse...

Deve ser da próstataaaaaa!!!!!

isa disse...

Dona,
Mania das grandezas!
Estive a ler o Music Man e fiquei a pensar na máxima que ele enunciou.

Cristina disse...

Musicólogo,

Pois foi uma pena ter colocado 10 erros e agora não te sentires seguro com isso. Mas quem sabe ainda és tu que tens razão e não nós?

E desculpa-me, pois eu disse incialmente que iria colocar 10 erros no primeiro texto, mas acabei por colocar 9... por causa do imperativo, mudei de opinião mesmo em cima do acontecimento.

Mas, também ,porque foram todos responder ontem se hoje ainda íamos a tempo??? E com tantos esclarecimentos que ainda podem surgir no último dia!!!

Eu preferi não ser precipitada. Mas sabe-se lá se esta foi a melhor estratégia?

A ver vamos.

Alea jacta est!

PP disse...

Agora é "chorar sobre leite derramado" não é o meu lema!

PP disse...

Eu aposto o que quiserem com quem quiser que são 10 erros! Hi! Hi! Hi!

isa disse...

O bicho tem sido um amigo do peito e está com a bonita idade de 17 longos anos. Está a tomar diuréticos, o LASIX, porque tem um "sopro".
Não usa fralda........

PP disse...

A minha mãe costumava contar a história de uma mulher que era tão teimosa que levava o marido à loucura. Ela tinha por hábito chamar-lhe piolhoso porque sabia quanto o irritava. Um dia ao atravessarem uma ponte ela caiu ao rio e o marido nada fez para a salvar, esta enquanto ia sendo engolida e arrastada pela água levava as mãos de fora e fazia o gesto de matar piolhos.

Eu estou sempre a fazer esse gesto para os conhecedores, que o recebem com um encolher de ombros.

PP disse...

É um cão grande?

isa disse...

O amigo chama-se "Frog" e é um epagneul-breton, com 18 Kg.
É filho de campeões do Casal de Aldegalega, o quer dizer que tive que cortar na paparoca para não crescer tanto como os papás.

Afinal o teste é até as 23:59H

Musicologo disse...

Isa em 11 erros nunca vale a pena apostar. Se a CTC já revelou que vai haver duas hipóteses de resposta, na "pior" das hipóteses seria 10 e 11. Logo, pelo seguro, mete um erro a menos do que os que achas que tens.

PP disse...

Isso não foi um xixi foi uma inundação!

PP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
isa disse...

Obrigada pelo reparo Musicologo, carinhosamente Music Man.

É um pouco como um tiro no escuro.
As nossas convicções são abaladas por factores estranhos aos nossos princípios.

Assim, vou "botar" 9 erros no teste da discórdia.

isa disse...

Dona,
Foi na proporção de 1Kg de bicho por metro quadrado de espaço.

O bichinho também gosta de números redondinhos. Brincadeirinha.

Nunca lavei tanto chão e cheirei tanto desinfectante; eu que até nem gosto de rotinas, olha.............

isa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nothing more than me disse...

Dona pelos 10, para o caso de não serem 11. Musicólogo pelos 9 para o caso de não serem 10. Eu 9, para o caso de serem 9, eheheheh.

Meus meninos e minhas meninas... Portámo-nos tão bem uns com os outros, que merecemos ter-nos portado bem connosco também.

Isa: "Se considerardes de somenos importância a minha participação, irei respeitar". Com o devido respeito, bosmecê tá a delirar, não é não? É sim! :-)))

A Cléo foi a chihuahua que me acompanhou dos 13 aos 26 anos. Acabou cega, com osteoporose e um sopro no coração. Deixa saudades tantas, que nem sei! São lindos, os nossos animais; conhecem-nos como ninguém!

Dona: aqui há uns tempos, nos CTT, uma senhora pediu-me ajuda para ler o que dizia numa factura, porque já não via bem. "Coisas da idade" - acrescentou. O que é certo, é que eu tinha metade da idade dela e, se não estivesse de lentes de contacto, nem a ela eu tinha visto! :-P

Para vocês: http://camuflagens.blogspot.com/2006_09_01_archive.html

Tenham um bom dia... E uma boa vida!

:-)))

PP disse...

Isa arranja um aspirador d`água!

isa disse...

Nothing more than me,

Não conhecia o blogue.

Essa sofisticação de fotografia é bastante reveladora da camuflagem invocada.

É sensibilidade madura, de conhecimento feita.

Bem-haja pela divulgação.

João Wallace Costa disse...

Bom, já todos enviaram os testes e como tal é altura de descomprimir ;). E, a pedido do Alexandre, e como não mandei nenhuma receita ainda, e porque hoje é dia dos Namorados, que tal uns amores de Chocolate com Amêndoa??


Amores de Chocolate com Amêndoa

Ingredientes:
170 g chocolate para culinária
1 lata de leite condensado
150 g de amêndoa torrada
150 g de sultanas
1 pitada de sal
Manteiga para untar
Papel de alumínio para forrar

Preparação:
Forre um tabuleiro com papel de alumínio e unte-o com manteiga. Parta o chocolate em pedaços, deite-os num recipiente e leve-os a derreter em banho-maria.
Deite o leite condensado e o sal num tacho e junte-lhes o chocolate derretido; leve ao lume, mexendo sempre, durante 10 minutos.
Retire do lume, junte as amêndoas e as sultanas e misture bem.
Com uma colher de sopa retire pequenas porções do preparado, coloque-as em cima do papel untado e deixe arrefecer até que fiquem bem frias.
Coloque-as numa taça de vidro transparente e sirva ou faça pequenos embrulhos com papel celofane.

Retirei de um site. Não provei, mas dizem que é afrodisíaco ;-)

Nothing more than me disse...

Isa: é o meu blog; são as minhas imagens... Sê bem-vinda! :-)

PP disse...

Agora a sério, divirtam-se lá a ler isto.

Aqui se demonstra como a perfeição pode não interessar. O nosso 'computador' resolve tudo.

O nosso cérebro é doido !!!
De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.


Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia correctamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Nothing more than me disse...

JPC: momentos há, na vida, em que até o passar fome é afrodisíaco! ;-)

(Xiii, como eu tou hoje! Bye-bye folks!)

Unknown disse...

Suponho que a esta hora já toda a gente inseriu as suas respostas. Acredito que vamos ser todos bem-sucedidos, porque o mais provável é a CTC optar pelas respostas 9 e 10 erros. O décimo erro, na minha opinião, será no imperativo, não porque ele esteja incorrecto, mas porque a CTC costuma ser muito pouco flexível em certos aspectos gramaticais.
Chegou a hora de relaxarmos, aproveitemos.
O meu muito obrigado a todo este grupo fantástico.

PP disse...

Em relação ao Imperativo tiraste-me as palavras da boca, abençoado sejas!

Cristina disse...

Ora cão vão duas crónicas deliciosas para se entreterem...

Eduardo Prado Coelho

O FIO DO HORIZONTE


A pré-queda



É certo que o período das festas não costuma ser de grande densidade informativa, mas os nossos telejornais (com a prestigiante excepção da Sic-Notícias e da RTP2) persistem na ideia de que devem preencher pelo menos uma hora.
Caso não haja um grande “acontecimento” do dia, como a demissão de Toni, que justifique, por exemplo, que o serviço público lhe dedique mais de meia hora de atenção, o habitual tem sido começar-se por uma notícia daquelas que nos jornais diários impressos ocupam dez linhas na página 20, estilo “Mulher esfaqueada, por motivos passionais, à porta da sua casa em Carcavelos” ou “Homem ia pagando 2000 contos por um almoço devido a um engano na conversão dos euros”.
Como se vê pelo último exemplo, algumas destas importantes notícias são da ordem do quase-acontecimento, que na prática constitui um não-acontecimento. Não me espanta nada que um dia destes os telejornais portugueses abram o seu alinhamento informativo com algo do tipo: “devido ao frio, mulher ia caindo de um escadote ao procurar cachecol na parte de cima de um velho armário.” Veremos então toda uma equipa tiritante deslocar-se ao local do não-acontecimento, que poderá ser Vila nova de Poiares, e começar a fazer um inquérito segundo as normas que laboriosamente aprendeu nos cursos de Comunicação Social. Começa-se pela protagonista do sucedido, com a inevitável pergunta: “Como se sente neste momento, depois de ter estado quase a cair do escadote?” Pálida, ainda estremunhada, a mulher responde pela quarta vez que se sente confusa, mas está muito grata a uma vizinha que a veio prontamente ajudar. Trata-se então, conclui o sagaz repórter, de ouvir a vizinha: “Como se deu conta de que a Dona Alzira poderia ter caído do escadote?” A entrevistada, feliz por poder comunicar na televisão, dá uma catadupa de pormenores: que a Dona Alzira fez barulho e disse vários palavrões sucessivos, o que não está nos hábitos da senhora; que ela andava sempre a querer subir a escadotes (pode-se nesta altura tentar ouvir um psicanalista) e que foi o miar assustado do gato que levantou suspeitas. Como o jornalista sabe que é preciso dar e dimensão política e social da ocorrência. Vai então interessar-se pelo magno problema da segurança dos escadotes em Portugal: será que são seguros? Será que o Ministério da Administração Interna, “ou quem de direito”, certifica a qualidade dos escadotes portugueses? Será que este escadote era um produto tailandês? Haverá uma norma europeia para a produção de escadotes?
Com isto já passaram dez minutos seguidos apaixonadamente pelas audiências. Nesse dia, Lobo Antunes pode até ter publicado o seu último romance, ou Pedro Tamen reunido uma vida de textos poéticos – podem estar certos de uma coisa: as nossas televisões não dirão sobre eles uma palavra.

In Público, 09-01-2002



Vasco Prazeres,
Médico


[Perdidos e Achados]
Temos que ir para intervalo

- NÃO PERCA, DENTRO DE MOMENTOS, A CONVERSA COM ADÉRITO BONZINHO, a propósito da violência na comunicação social.
No Porto, um homem morreu, hoje, esfaqueado pelo próprio irmão; ter-se-á tratado de uma questão de ciúmes, motivada pelo alegado envolvimento afectivo da vítima com a própria cunhada; o caso já era conhecido da vizinhança, que há muito temia o pior. A família não esconde a mágoa pelo sucedido e acusa a própria mulher envolvida de ser a causadora da tragédia. Em directo, no local, está a Sónia Sofia que nos dá mais pormenores. Sónia?
- Olá, Pedro. Estamos aqui, em directo na casa onde vivia o Luís, que foi esfaqueado, até à morte, pelo seu irmão Nélson. Os dois homens envolveram-se em discussão, quando este último descobriu que o irmão tinha um caso com a sua mulher e que, ao que conseguimos apurar, já durava há mais de um ano. O Nelson entregou-se de imediato à polícia. Temos aqui, ao nosso lado, a Maria das Dores, mãe dos dois rapazes, que nos vai dar pormenores sobre o que aconteceu:
- Boa noite, D. Maria das Dores!
- Boa noite, menina.
- Então, está muito triste?
- Estou, estou menina… O meu rico fiiilho. Ai que grande desgraaaça! Tenho um morto e o outro foi…
- Ó Maria das Dores, conte-nos lá como tudo aconteceu!
- Ó menina, eu nem sei… Ai que grande desgraça! Telefonaram-me a dizer que o Luís tinha levado três facadas e que ia a caminho do hospital e eu…
- Sónia! Sónia Sofia, estama ovir?
- Sim, sim, Pedro, diz, diz!
- Peço-te que sejas breve, que temos que ir para intervalo.
- O.K. Pedro. Muito obrigada Maria das Dores; temos aqui uma outra pessoa, a Salete, que é vizinha e que nos vai dar mais alguns dados sobre este drama.
- É assim: a gente estávamos acolá, eu e mais a minha avó e o meu filho Walter quando óvimos um berro “eu mato-te, eu mato-te, cabrão!”. Depois não sei mais nada; a gente viu o Nélson a sair a correr e mais nada; prontos, foi assim!
- Muito obrigada, Salete. Neste momento, estes são os dados que é possível recolher, Pedro. Podes continuar daí.
- Obrigado, Sónia. Sónia Sofia, em directo com os detalhes sobre o esfaqueamento ocorrido, esta tarde, no Porto. Ainda antes do intervalo, vamos falar, agora, da violência na comunicação social. Connosco, em estudo, está o Professor Adérito Bonzinho, investigador e autor de um estudo, publicado recentemente, sobre a violência nos media. Boa noite, professor!
- Boa noite!
- Professor, é ou não verdade que a comunicação social potencia a violência nos comportamentos dos espectadores?
- Sabe, é um pouco difícil pôr a questão nesses moldes; quando se generaliza a afirmação e…
- De qualquer modo, não lhe parece haver uma tentativa de diabolizar os media? Peço-lhe que seja sucinto, uma vez que temos que ir para intervalo.
- Quando as questões são complexas, quando os factores que condicionam um determinado fenómeno são múltiplos…
- Professor, peço-lhe que seja breve nas suas respostas!
- Dizia eu, é perigoso e redutor equacionar este tipo de questões de uma forma simplista, no estilo “sim” ou “não”. Estudo o fenómeno há largos anos e aquilo que pude concluir até aqui leva-me a afirmar que…
- Professor Bonzinho, vamos mesmo ter que ficar por aqui, agradeço os seus esclarecimentos.
- Não perca, na terceira parte, a inauguração do III Festival Europeu de Poesia Sado Masoquista, que decorre em Lisboa, este ano, sob o lema “Batem leve, levemente, como quem chama por mim”.
Até já.


In Notícias Magazine, 19-05-2002

isa disse...

Ui Ui Dona,

Já vou na segunda versão de um mesmo modelo italiano a "swappy", adquiri o primeiro em 1993 e desde então não mais me divorciei das suas, dele, aptidões.

É multifacetado, o que para mim representa sempre mais-valias, mas não trabalha sozinho, os tubos de aspiração e mangueiras absorvem todos os odores. Só me resta mesmo a antiga e lixívia.

Para ajudar ao quadro, completando a foto, acrescenta-se com 15 anos, um gato rafeiro, peludo, europeu, de sua graça Pipocas, que rebola no chão que acabou de ser limpo, deixando umas incríveis pinturas abstractas. Enfim, cuidados continuados também para os quatros patas.

Miguel disse...

Olá pessoal. Estive ausente, sinto muito. Mas vou-vos lendo (?) sempre que posso.
Eu submeti o teste ontem, levado pela intuição naqueles casos em que nunca conseguimos demonstrar que havia erro - o imperativo, por exemplo.
E hoje estou cansado, partilho-o com vocês. Fui fazer análises e passei a tarde a tentar tranquilizar 2 elementos do meu grupo de trabalho que juntos fazem uma mistura tão harmoniosa como a sardinha assada com leite-creme (ai, um hífen).
Estamos outra vez nas mãos do nosso anfitrião, que na verdade tem essa tarefa ingrata de avaliar a nossa participação. Versejei. Sobre as perguntas, temos uma série de possibilidades a considerar. Quase de certeza a CTC contou inicialmente os erros não assumindo serra/Serra como erro. Por isso, existem várias possibilidades que a CTC considerará correctas.
a) 7 ou 8
b) 8 ou 9
c) 9 ou 10
d) 10 ou 11
e) 11 ou 12
O 8, o 9 e o 10 têm duas vezes mais possibilidades de sair que o 7ou o 12. E se além disso assumirmos, assim à laia de guisa, que no meio é que está a virtude e que o 7 e o 12 não são as soluções iniciais, conclui-se que quem apostou no 9 ou no 10 tem 66% de possibilidades de acertar, o que nao é mau; os que apostaram em 11 têm apenas 33%. Isto sou eu a divagar, à falta de receitas.

Cristina disse...

Agora, estamos mesmo doidos!

Depois da luta, eis o nosso descanso:
crónicas, receitas, estáticas...

E ficar por casa de chinelo, a beber um gin tónico, refastelado no sofá, já ninguém sabe fazer?

Vício da net, vontade de estar cá com o grupinho de feras?? Por mim, última hipótese!!!

Nothing more than me disse...

E quem apostou no 12 era cego! ;-)

Cristina disse...

TEMOS QUE IR PARA INTERVALO!

Cristina disse...

Opá! Eu naõ vi o 12! E agora?? Posso mudar a resposta?? Posso??? Posso???É que aqui no meu computador não aparecia!...

Cristina disse...

Miguel??

Eu diria que "O 8, o 9 e o 10 têm ... 100 % MAIS DE ... possibilidades de sair ...QUE o 12."

Miguel disse...

Pois, os 12 não vai sair de certeza. Mas poderia existir no caso de 11 erros + serra/Serra. Ou seja, o erro estaria lá, uma pessoa acreditaria nele, mas não se vê. O 12 seria uma questão de fé.

Cristina disse...

Está toda a gente a namorar!

Miguel disse...

É verdade, Feliz Dia para todos os que estão apaixonados ou procuram o amor ou não o procuram e estão bem assim ou esperam que ele apareça, seja como for, que o dia seja de descanso despois deste teste. Aqui por BCN celebramos São Jordi (Jorge) lá mais para a Primavera. Os rapazes oferecem uma rosa às raparigas e elas um livro aos rapazes (embora a expresão não seja de todo correcta porque aplica-se a qualquer idade). É uma tradição lindíssima, acho eu.

Nothing more than me disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nothing more than me disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vingador disse...

Caros Gigantes,

Só agora pude ler as vossas participações. (O dia dos namorados é para namorar, e a minha namorada não me deu grandes liberdades.) Não há muito mais a dizer; resta esperarmos pelas respostas da Comissão, no sábado. Daqui até lá, vamo-nos entretendo lendo os textos que formos colocando aqui. Vou ver se arranjo um também. Até amanhã, que isto apenas foi uma folgazita; vem agora a noite dos namorados...

PP disse...

LOVE IS IN THE AIR (John Paul Young)

Love is in the air
Everywhere I look around
Love is in the air
Every sight and every sound

And I don't know if I'm being foolish
Don't know if I'm being wise
But it's something that I must believe in
And it's there when I look in your eyes

Love is in the air
In the whisper of the trees
Love is in the air
In the thunder of the sea

And I don't know if I'm just dreaming
Don't know if I feel sane
But it's something that I must believe in
And it's there when you call out my name

(Chorus)
Love is in the air
Love is in the air
Oh oh oh
Oh oh oh

Love is in the air
In the rising of the sun
Love is in the air
When the day is nearly done

And I don't know if you're an illusion
Don't know if I see it true
But you're something that I must believe in
And you're there when I reach out for you

Love is in the air
Every sight and every sound
And I don't know if I'm being foolish
Don't know if I'm being wise

But it's something that I must believe in
And it's there when I look in your eyes

PP disse...

Boa noite a todos e a todos uma boa noite...Obrigada pelo companheirismo, compreensão e convicção!
Isto não é um blog, é o sofá do psicoterapia, só que em vez do Dr. Freud temos os Drs.
Alex;
Cristina;
Enty;
Isa;
Nothing;
Miguel;
Ypslon
SecretSoul;
Maria;
Musicólogo;
Vingador;
Abençoado;
João Pedro Costa;
F. Correia;
Teresa;
Dona.
Que grande equipa!

isa disse...

Olá Dona,

Ainda tens energia.............
Hoje não houve explicações?

Canta, canta, amiga canta,
vem cantar a nossa canção.........

Estou ansiosa, pareço uma adolescente em busca do primeiro desafio. Não é normal!
Acabei de deitar o Pipocas e chega assim a hora do sossego.

Será essa a lista do Alex?

isa disse...

Existe um leque de elementos de outros "carnavais," de alto gabarito, que aqui incluídos reforçariam a equipa.

Falo do Deniz Marques Costa, do Zé Pedro Caroço Borges e mais um ou dois. Lamentavelmente não sei por onde "botam discurso!.

Musicologo disse...

Por falar em botar discurso, deixo aqui um pedacinho desta pérola. Quem quiser ler na íntegra, está no meu blog. Mas o meu desafio é, quantas coisas legíveis encontra neste texto?

«Desta forma, o presente diploma regulamenta o processo de reorientação do percurso formativo dos alunos entre os cursos científico-humanísticos, tecnológicos, artísticos especializados no domínio das artes visuais e dos audiovisuais, incluindo os do ensino recorrente, profissionais e ainda os cursos de educação e formação, quer os cursos conferentes de uma certificação de nível secundário de educação quer os que actualmente constituem uma via de acesso aos primeiros, criados ao abrigo do Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 44/2004, de 25 de Maio, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 24/2006, de 6 de Fevereiro, rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 23/2006, de 7 de Abril, e pelo Decreto-Lei n.º 272/2007, de 26 de Julho, e regulamentados, respectivamente, pelas Portarias n.º 550-D/2004, de 22 de Maio, alterada pela Portaria n.º 259/2006, de 14 de Março, n.º 550-A/2004, de 21 de Maio, com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 260/2006, de 14 de Março, n.º 550-B/2004, de 21 de Maio, com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 780/2006, de 9 de Agosto, n.º 550-E/2004, de 21 de Maio, com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 781/2006, de 9 de Agosto, n.º 550-C/2004, de 21 de Maio, com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 797/2006, de 10 de Agosto, e pelo Despacho Conjunto n.º 453/2004, de 27 de Julho, rectificado pela Rectificação n.º 1673/2004, de 7 de Setembro.

Assim, nos termos da alínea c) do artigo 4.º e do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 44/2004, de 25 de Maio, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 24/2006, de 6 de Fevereiro, rectificado pela Declaração de Rectificação nº 23/2006, de 7 de Abril, e pelo Decreto-Lei n.º 272/2007, de 26 de Julho, determino (...) »

;)

Thétis disse...

Boa noite, Gigantes!

O 2º teste já lá vai! Agora, é esperar pelos resultados… Entre mortos e feridos alguém há-de escapar!
A última prova será o verdadeiro cabo (Cabo) das Tormentas, por isso há que recuperar energias até lá…
Quanto a mim, continuo com a edição Especial Escolas até dia 21 e os meus “piquenos” às voltas com os ‘hamsters’ e as ‘expriências’ no laboratório.
“Love is in the Air”, é isso mesmo Dona!
Passei para agradecer a todos os elementos do grupo. Vocês foram simplesmente fantásticos!!!

Desejo a todos Boa Sorte!

Beijos

Nothing more than me disse...

Ma Dona, que belo discurso (sem desprestígio para os outros, que adorei ler). Venho agora da noite namoradeira; um pouco ébria, confesso, mas capaz de discernir as coisas (digo eu)! :-)

Isa: também eu tenho saudades de alguns. Não direi de quais (e dos que não), mas empatizo contigo no geral. Teríamos, pois, a ganhar com alguns outros, é verdade. Seja como for, "estivemos bonito"! :-)

Abraços valentinos!

João Wallace Costa disse...

dona, tu estás imparável, mas concordo contigo! É uma excelente equipa e sou um privilegiado por fazer parte dela!

Agora, a talhe de foice, e à hora em que vos escrevo, entrei no site do Campeonato e até arregalei os olhos: Então não é que eles ainda dizem que o 2º teste está disponível e se não estiver registar, que o faça??????!!!! :-) Confesso que vi mais que uma vez (ou será mais do que?) e lá estava isso mesmo que escrevi. Mas esta CTC não pára de me (nos) surpreender!

João Wallace Costa disse...

Bom, já que a dona deixou aqui a letra de uma música, que por sinal eu adoro (faz-me lembrar as festas dos anos 70, nos meus tempos de DJ), partilho convosco a letra de umas das músicas portuguesas de 2007 que mais me marcou:

Luís Represas - Mariana

Mariana
o mar te deu
um nome quase tão antigo como o seu

Mariana
o mar escreveu
com as minhas mãos um canto que ainda ninguém leu

vou mostrar-te o que não vi
vou deixar-te o que vivi
vou levar-te onde nunca me perdi

encontrar quem és
caminhar de pé
é tocar a estrela mais alta do céu

Mariana
o tempo é teu
cavalga os dias, bebe o que o vento te der

Mariana
descobre o véu
descobre os homens que hão-de estar ao lado teu

vais partir numa aventura
vais vive-la com ternura
vais saber que só o amor é que perdura

encontrar quem és
caminhar de pé
é tocar a estrela mais alta do céu

Mariana
não dês a vida numa hora
Mariana
tens toda a vida, vida fora
e aqui
estarei
mesmo quando um dia eu me for embora

Vingador disse...

Mais duas perguntas do Campeonato respondidas pelo "Público"; em particular, a 11, que gerou algumas dúvidas entre nós. Sem surpresas.

http://linguistica.publico.clix.pt

Nothing more than me disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nothing more than me disse...

E é que se canta, que se brinca e que se estuda!... Mais très bien! :-)

No caso da frase em análise, trata-se de um tempo composto, construído com o verbo auxiliar ter e o particípio passado do verbo atropelar, pelo que o pronome é colocado em posição enclítica relativamente ao verbo auxiliar (ex.: poderia tê-lo atropelado).

Esta é a posição mais consensual e menos polémica, mas há verbos, como poder, cujo comportamento se aproxima do de um verbo auxiliar e esse comportamento torna aceitável a posição enclítica relativamente a este verbo.

Se se tratar do modo condicional ou do futuro do indicativo, o pronome terá de ser mesoclítico, isto é, deverá ocorrer no meio da forma verbal (ex.: podê-lo-ia atropelar, podê-lo-á atropelar; ver mesóclise).

Se houver outro verbo auxiliar na locução verbal, como na frase em apreço, a mesóclise no verbo poder é também possível, embora de aceitação menos generalizada (ex.: podê-lo-ia ter atropelado).


Pois... Sem suspresas! Mas sem uma segurança das maiores, também! Lol

Estava aqui a lembrar-me da montanha-russa (isto leva "trifen", na' leva?) dos erritos: 8, 9, 10, 11, 10, 9, (8)... Uma perfeita "curva de normalidade"! :-)

E façam o favor de ter um dia bonito!

Miguel disse...

Sem teste, sem dúvidas, sem desafios, sinto um certo vazio interior. Felizmente têm sido deixados aqui alguns momentos literários e musicais bem bonitos. Eu mesmo estive tentado ontem a deixar aqui a letrinha completa do É Demais das Doce, porque - pensei eu - há lá coisa que ilustre melhor um São Valentim que esta melodia e letra? Mas depois, considerando o tom culto das mensagens decidi não começar a contaminar o erudito com o mais popular. Mas fica o registo - hino de São Valentim - as Doce.
Amanhã por esta hora já saberemos os resultados deste segundo teste. Tenho a sensação que durante a resolução passámos da simplicidade inicial à dúvida generalizada para voltar pouco a pouco a apostar depois no mais simples e imediato. Uma espécie de curva de Gauss aplicada à resolução do teste.
E pronto, independentemente do número de erros no primeiro texto, já decidi que este fim de semana farei couves com batatas e peixe cozinho. Com muito azeite. O pão fá-lo-ei também. Leva acento este fá? Pronto, não como pão para não ter a dúvida.

Cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

Adoro chegar a esta parte... no fim, o merecido descanso e o agradável "nada fazer" que já nos levou a partilhar receitas, crónicas, músicas...

O João Pedro gosta da Mariana...

A Cristina gosta do Vasco e do Eduardo...

O Tiago gosta de Portarias, Decretos e afins...

A Dona gosta de nós e manda-nos ler as coisitas dela...

O Vingador foi obrigado a namorar no dia de S. valentim.... (Namorada oblige!)

O Miguel não comemorou o dia dos namorados porque está em Barcelona...

A Thétis anda à caça ao erro com os seus pequenotes... E quão gigantes eles ficam com essa atitude!

A Isa está ansiosa... quer os resultados! (Todos nós estamos como ela e, logo, com ela...)

O Alex devia andar pelo hospital... não sabemos... Mas não doente, claro!


A Paula foi namorar... (Hum!)E voltou ébria? (Heheheeh...)


O SecretSoul onde anda? E o .Ypslon? Foram namorar... (Não sejam maldosos... cada qual com a sua namorada!!!)

O Enty recolheu-se...

O Abençoado continua às voltas com as questões da nossa pátria língua...

F. Correia deve andar a gozar o merecido descanso…




Não há nada mais fácil do que agradecer. O mais difícil é arranjar uma fórmula que expresse a minha gratidão sincera, a minha alegria enorme por poder estar convosco, por poder contar convosco... pelo sentido de humor, pelos alertas que me fazem para não errar...por, por e por... A todos, muito obrigada!

Cristina disse...

Bem, bem, bem....


Alguém dá consigo mesmo a pensar que, exceptuando o uso ou não de maiúscula na palavra "serra", há apenas 8 erros no primeiro texto?

É que já só vejo isso...

Esta noite, logo verei os resultados...

Miguel disse...

Cristina, em BCN também celebramos o Valentim. O Jordi é mais bonito, mais terno, mais autêntico, menos comercial, mas o Valentim é celebrado por muitos com igual entusiasmo e fervor...Era o que faltava, colocar barreiras ao amor!

João Wallace Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Wallace Costa disse...

Cristina... gosto da Mariana... ponto e vírgula ;-). Eu gosto é da música e da letra. Só podia dizer isso se a minha mulher se chamasse Mariana, mas não se chama ;-). Mas isto é só eu a meter-me contigo, pois já que vamos sempre ao fundo da questão quanto aos erros, também não devemos deixar estas coisas ao desbarato :-)

Miguel, peço desculpa pela intromissão, mas como está Barcelona? Quero ver se este ano vou aí! A minha madrinha e a minha prima são catalãs ;-)

PS: Voltei ao site do Campeonato e... até que enfim que já retiraram o "2º Teste disponível". Cá para mim devem andar tão atarefados com os erros e fizeram noitada. E a manhã foi para dormir!

isa disse...

Viva Gigantes!

Que resistência e amor pela luta vós evidenciais!
Honra e Glória vos seja feita!

Musicólogo,
Verba volant (as palavras voam).
Nada melhor para sublinhar aquilo que acabaste de nos passar. Lá diz o ditado "Faz o que eu faço......).

Não consideras estar nessa, como em quase todas as Portarias e afins, a qualidade linguística necessária?

Clareza: precisão, ordem, propriedade.
Correcção: rigor
Harmonia: elegância
Pureza: vernaculidade.

Clareza: não dizem o que pretendem
que se saiba? (Comprendito)

Períodos demasiado longos - frases que se prolongam por uma sequência muito extensa de orações, exprimindo um conjunto muito numeroso de ideias. (Ora bolas, Musicólogo, antão quanto maior a bçguana, maior o lucro).

Os exageros de retórica em que me poderia agora empenhar,levar-me-iam a palavrosidades e formas pobres e viciosas de verbalização.(Não foi o que acabei de fazer?).

Somos peritos, excepcionais,
fantásticos alunos.
Falei tanto, tão acertado e tão compulsivamente, que esgotei do seu sentido as expressões utilizadas.

Nenhuma informação acrescentei mas adorei!
Esta declaração "encerra com chave de ouro" este meu alucinante debate. (mais um péssimo exemplo).

Só quis fazer um intervalo!

Obrigada Dona, Cristina, Nothing, Miguel, Musicólogo, Alex, Vingador, Abençoado e todos os demais que me ajudaram nesta contenda.

Até já.

isa disse...

Nothing,

Desististe da "camuflagem" ou continuas por caminhos secretos, luminosos de mil cores ou cores mil, desfiando sobre a tela uma identidade em retrospectiva?

Gostei do que vi. Gostei do que não vi.

Também gostava de ser Grande!

Anónimo disse...

Olá!

Y está a trabalhar :) Quem me dera estar a namorar neste momento ehehe

Eu não sei NADA sobre vocês aqui, que coisa! (só do Secret Soul...).

Se chegarmos à final vamo-nos conhecer? =D

Thétis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thétis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nothing more than me disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
elianosantos disse...

Olá Gigantes!

Ontem não vim aqui porque era dia dos namorados, além de ter estado o dia todo na escola, quando cheguei fui jantar com a minha família e cheguei tarde. Dei uma espreitadela, mas não deixei comentários.

Quanto ao Campeonato, penso que o 1º texto passou a ter apenas 8 erros, no entanto terão de considerar certo a resposta 9, por causa de Serra.

Voyager disse...

Olá pessoas!
Peço desculpa pela ausência mas não tenho tido muito tempo para vir à net! E não, não foi namorar...antes fosse! lol =)

Miguel, gostei da analogia com a curva de Gauss! lol Eu acho que isso acontece em todos os testes... =)

João Pedro Costa, não só as referências ao "2ºTeste já disponível" estavam no site, como ainda hoje vi no rodapé da SIC Notícias tal informação!... Enfim!

Será que a CTC vai acertar à primeira na correcção?! Duvido...às vezes nem à primeira acertam...

PS - E se em vez de receitas trocássemos informações sobre restaurantes? Aqueles em que se come MESMO bem? É que as vossas receitas parecem-me muito bem, mas daí até ter vontade de as pôr em prática... =)

Nothing more than me disse...

Bem, galera...

Faltam 2 horas e meia para o fim do suspense. Como hoje é o aniversário da minha mamã, tão depressa não poderei saciar a curiosidade. No entanto, quando aqui voltar espero encontrar muitos sorrisos! :-)

'Sta luego!

Cristina disse...

Ypslon,

Queixas-te de barriga cheia! Eu não conheço ninguém do blogue! Heheheheheheh... E o encanto
também está nisso!

Então, não foram namorar?? Tão jovens e sem namorada? Então, malta, arranjem lá uma garina! Tanta moça bonita e simpática por aí!!!! Vamos lá, vamos lá!!!


Agora, vou jantar! Tenho fome e trabalhei 12 h. hoje! Canxadita...

elianosantos disse...

Até logo, NMTM! ( Posso tratar-te por Paula? ) e Feliz Aniversário para a tua mãe! =)

Cristina, vemo-nos na final! ;) ^^

Miguel disse...

Boas noites a todos, Konbanwa mina-san.

Depois da aulinha de japonês das sextas, qualquer coisa que leia me parece de uma clareza transparente e diáfana. Seja o que for. E porque hoje é sexta não repousarei tranquilo sem antes partilhar com vocês uns pequenos nadas, do estilo:
- estou outra vez a comer as mesmas ameixas com o suave efeito laxante.
- tenho o forno aceso e estou a cozer pão.
- as crianças dormem.
- os sogros voam a caminho de Buenos Aires.

Além de tudo isto, que certamente se reveste do máximo interesse para todos vocês, confesso que tenho uma excitação interior para saber os resultados do teste, que não é normal. Ponho a vírgula para evidenciar que o anormal é a excitação e não os testes.

Independentemente dos resultados, a verdade é que este blog é o máximo. Também eu agradeço a todos os bons momentos. Acho que escrevi mais em português nestes dias que nos últimos 15 anos.....

E finalmente, para o João Pedro Costa, Barcelona está linda, com o glamour de sempre, com este toque cosmopolita e fashion que faz com que tudo seja simplesmente caríssimo. As fontes de financiamento são inúmeras e a última são as multas por regar o jardim. Estamos neste momento invadidos pelo Mobile World Congress que fez subir os hotéis para não menos de 300 Euros a noite. E quanto à língua, os seus familiares certamente lhe explicarão que os problemas linguísticos daqui são de outra índole....A propósito, a sua prima e a sua madrinha são catalãs, catadeiras ou catadoras....seguindo o que aprendemos todos o ano passado sobre tecelão?

Miguel disse...

Que silêncio....vou dormir. Deixo as ameixas. Boa sorte a todos para os resultados de amanhã.

elianosantos disse...

Estamos em silêncio à espera de um resultado! (Falo por mim)

MAGGIE disse...

Pois é , enty...
Tudo espera e tudo se espera...

Esperança, miúdo!

elianosantos disse...

É só mais meia horinha! *.*

elianosantos disse...

Contagem decrescente...

15

Thétis disse...

Olá, Gigantes!

Enquanto não chega a terceira prova de fôlego, aqui fica o desafio... eheheh

Quantos erros encontra na correcção da 1ª prova do CLP?

1º Texto

12 – sedas. Aqui, a palavra correcta e «cedas», do verbo ceder, na 2ª pessoa do singular do imperativo.

13 – frigorifico. Sendo uma palavra esdrúxula, é ser obrigatoriamente acentuada, com acento agudo. Por isso, a forma correcta é «frigorífico».


3. Qual é o plural de «turma-piloto»?
Só o primeiro termo toma a forma do plural quando o segundo termo da composição é um substantivo quer funciona como determinante específico. Ver gramática de referência na pág. 188.



14. Qual destas frases está errada?

Resposta correcta: C – Eles pensam passarem a vida a fazer requerimentos inúteis.

As hipóteses B e C correspondem à correcta flexão do verbo requerer, respectivamente ao presente e ao pretérito perfeito do modo indicativo. No caso da hipótese C, a forma «encarregue» corresponde ao particípio do verbo carregar, numa das suas formas, a irregular (conjugada com ser ou estar), sendo que a regular é conjugada com o auxiliar ter ou haver.

18. Na frase «Eles consideram-no inteligente.», como classifica, quanto à função na oração, a palavra «inteligente»?

Na frase «eles consideram-no inteligente», «inteligente» é o nome predicativo do complemento directo porque é o elemento da frase relacionado com o complemento directo («o»), que lhe completa ou precisa a ideia. OI predicativo do objecto directo só aparece no predicado verbo-nominal e é expresso, neste caso, por um adjectivo.

PS: Só esta tarde é que olhei para isto... Haja paciência!!!

Anónimo disse...

Só hoje consegui reentrar neste blogue. Será que, antes de o tornarem a fechar, poderei ser admitido?

Thétis disse...

Enty, será que sai mesmo à meia-noite?

Estou em pulgas...

elianosantos disse...

10..

elianosantos disse...

9..

elianosantos disse...

8..

elianosantos disse...

7..

elianosantos disse...

6.. ^^

5..

Thétis disse...

Calma, rapaz...

elianosantos disse...

4.. o.o

elianosantos disse...

3..

elianosantos disse...

2.. =D

elianosantos disse...

1..

MAGGIE disse...

PUM!!!!
SERÁ????

elianosantos disse...

0..

Resultado: Não apareceu nada, vou dormir.. -.-'

isa disse...

Áleluia Gigantes!

9-15

Parabéns a todos.
Acordem Ninos.

«O mais antigo ‹Mais antiga   601 – 800 de 1191   Mais recente› Mais recente»